Desde 2014, o uso coordenado de bots para viralizar informações, desacreditar adversários e dificultar o debate público se tornou cada vez mais frequente como estratégia política. E pior: eles estão por aí e quase ninguém sabe como funcionam, quem os desenvolve e por quem são financiados. Para ajudar a enfrentar esse problema de forma multissetorial, lançamos o Pegabot, um projeto para dar mais transparência ao uso dos bots no Brasil.

Em contexto eleitoral, campanhas nacionais de desinformação tendem a se pulverizar nas campanhas municipais. Não existem remédios institucionalizados que deem conta de acabar com esse cenário por completo, mas existem boas práticas e ferramentas de investigação disponíveis para enfrentar o desafio. Nesse intuito, criamos a Central Pegabot, uma plataforma de perguntas e respostas sobre desinformação, automação e eleições voltada para procuradores eleitorais, promotores de justiça e demais membros da Justiça Eleitoral, a fim de capacitar agentes públicos e apoiar o processo eleitoral em suas interseções com essas temáticas. 

Para usar a plataforma, basta pesquisar um termo ou pergunta na barra de busca no topo da Página Inicial. Também é possível navegar pelo conteúdo por meio de categorias. Caso sua pergunta não esteja em nossa base de respostas, clique em “Envie sua pergunta”. Não deixe de compartilhar a Central Pegabot para promover eleições mais saudáveis e mitigar os efeitos da desinformação à democracia.