Propaganda computacional é o uso de algoritmos, automação e curadoria humana para distribuir propositalmente informações enganosas nas plataformas digitais com a finalidade de formar opiniões, disseminar ideias, promover candidatos e influenciar o debate político. Esse fenômeno pode ser compreendido como um conjunto de ações que visam moldar artificialmente a vida pública no ambiente digital. Uma pessoa, ou um pequeno grupo de pessoas, pode, por exemplo, usar um exército de bots políticos no Twitter para dar a ilusão de um consenso em grande escala sobre determinado candidato ou pauta política. 

Além dos bots e das cyber tropas, outras práticas estão associadas à propaganda computacional, como é o caso do astroturfing.

Astroturfing refere-se à criação de grupos simulados e apresenta três características centrais: o reforço de opiniões, a tentativa de mascarar interesses privados e a criação de manifestações de massa. A prática pode ser percebida quando uma campanha de marketing simula perguntas, comentários e avaliações positivas nas páginas de seus produtos ou, no caso do uso para propaganda política computacional, quando contas falsas simulam um movimento político, como foi o caso recente de perfis falsos de pessoas negras que apoiavam o então candidato Donald Trump1.

Dito isso, veja algumas descobertas recentes sobre Propaganda Computacional que saíram no relatório The Global Disinformation Order – 2019 Global Inventory of Organised Social Media Manipulation, do projeto Computational Propaganda, da Universidade de Oxford:

  1. Já existem evidências de campanhas coordenadas para manipulação política em 70 países. Esse número é bastante superior aos anos de 2018 (48 países) e 2017 (28 países). Em cada país, há pelo menos um político, partido ou agência governamental usando as mídias digitais para manipular a esfera pública;
  2. As plataformas digitais foram cooptadas por muitos regimes autoritários. Em 26 países, a propaganda computacional está sendo usada como uma ferramenta para controle da informação, a partir de três diferentes elementos: suprimir direitos humanos fundamentais, desacreditar oponentes políticos e abafar opiniões divergentes. 
  3. Atores estatais usam propaganda computacional para influenciar audiências de outros países. 
  4. Apesar de terem surgido novas mídias sociais, o Facebook continua sendo, do ponto de vista global, a plataforma mais utilizada para manipulação política. Foram encontradas evidências de propaganda computacional no Facebook em 56 países.

Notas

1 https://www.theguardian.com/us-news/2020/oct/13/twitter-suspends-accounts-for-posing-as-black-trump-supporters

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