Bots são programas de computador ou scripts que executam tarefas repetitivas e são capazes de automatizar o processamento de informações em larga escala. Essa tecnologia não é essencialmente boa ou má, e ainda hoje existem os bons bots, que têm como propósito exigir prestação de contas de políticos, viralizar causas para a igualdade de gênero ou ajudar a organizar as (muitas) tarefas diárias de seus usuários.

No entanto, no final da década de 1990, bots começaram a ser utilizados para o envio de SPAMs via e-mail, roubos e fraudes on-line. Desde 2014, a tecnologia passou a ser empregada estrategicamente, em escala global, para campanhas de desinformação e manipulação do debate público. Viralizar informações, desacreditar adversários e simular alta popularidade de atores políticos são algumas das estratégias nas quais os bots são utilizados de forma coordenada. Além desses bots se passarem por humanos nas redes sociais e, portanto, manipularem o cenário político digital, ainda existe pouca clareza sobre quem os desenvolve e por quem são financiados. Essa prática é conhecida como Propaganda Computacional

As técnicas para criação dos bots estão cada vez mais avançadas, portanto, identificá-los não é uma tarefa fácil. Veja na seção “Como identificar comportamento de um bot”.

Compartilhe essa resposta:
Sua pergunta não foi respondida?
Envie a sua pergunta