A partir de uma visão panorâmica sobre os dois conceitos, entende-se Misinformation como um fenômeno decorrente da circulação de informações falsas, contudo, sem a intenção de causar danos. Já a Desinformação ocorre quando informações falsas são compartilhadas de maneira deliberada, com a intenção de prejudicar alguém, um grupo social ou um partido político, como explicamos detalhadamente no post sobre Desinformação.

A Desinformação é compreendida como um fenômeno amplo, de modo que informações falaciosas são produzidas e manipuladas de acordo com motivações políticas e econômicas (Wardle, 2017). A desinformação é composta por notícias completamente falsas, parcialmente falsas, divulgadas fora de contexto, com supressão de elementos, com falsas conexões entre título e corpo das matérias ou com imagens e vídeos manipulados.

Ainda sem uma tradução adequada em português, o termo em inglês Misinformation é utilizado para referir-se à circulação de conteúdo errôneo ou falso, produzido e/ou compartilhado sem a intencionalidade de causar algum dano (Wardle, 2017). Misinformation pode ser a consequência de má apuração jornalística, sátiras e paródias interpretadas como reais, e do compartilhamento de informações falsas ou adulteradas por engano.

Claire Wardle elenca sete tipos de Misinformation e Desinformação – que podem ser propagadas em texto, foto, vídeo ou áudio – que se diferenciam de acordo com a intencionalidade.

  1. Sátira ou paródia: Não tem a intenção de causar dano, mas tem potencial para enganar;
  2. Conteúdo enganoso: Uso enganoso de uma informação para referir-se a um assunto ou individuo;
  3. Conteúdo impostor: Quando sites originais são imitados;
  4. Conteúdo fabricado: Um conteúdo novo, 100% falso, projetado para enganar e causar dano;
  5. Falsa conexão: Quando manchetes, imagens ou legendas não condizem com o conteúdo;
  6. Falso contexto: Quando um conteúdo original é compartilhado com informação contextual falsa;
  7. Conteúdo manipulado: Quando uma informação original é manipulada para causar dano.
Compartilhe essa resposta:
Sua pergunta não foi respondida?
Envie a sua pergunta